top of page
Foto do escritorRebeca Franz

Quais são as atividades do terapeuta ocupacional?


Quando o assunto é o desenvolvimento de uma criança e todos os aspectos que estão relacionados a ele, o campo da Terapia Ocupacional tende a ser um dos mais recomendados. Afinal, o papel desempenhado pelos profissionais da área, conhecidos como terapeutas ocupacionais, é fundamental durante todo o processo. Isso se deve a uma série de etapas que esses especialistas trabalham com o paciente a fim de corrigir, acompanhar ou aperfeiçoar habilidades que são essenciais para a autonomia do indivíduo.


Os profissionais de Terapeuta Ocupacional e os parâmetros seguidos

É preciso entender quais são as linhas seguidas a partir dos parâmetros defendidos pelo Crefito (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). Os profissionais devem ser condicionados aos regimentos do órgão fiscalizador. A importância de se enfatizar esse aspecto está no fato de evidenciar que os profissionais desempenham suas atividades dentro de um conjunto de ações que são implementadas por um conselho.

Sendo assim, vale ressaltar que o papel desenvolvido por esses especialistas está todo atrelado aos princípios da Terapia Ocupacional. Os pacientes são direcionados às tarefas que visam a solucionar algum aspecto que necessite de acompanhamento para impulsionar sua autonomia. Cada pessoa assistida por um terapeuta ocupacional tende a apresentar uma característica.


Quais são as atividades desempenhadas pelo terapeuta ocupacional?

As atividades desenvolvidas pelos especialistas são voltadas para o melhoramento funcional do indivíduo. Portanto, o conjunto de exercícios passados aos pacientes tende a promover o tratamento, a prevenção e reabilitação de pessoas que convivem com determinadas alterações, a saber: cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos (CREFITO-9).

É importante ressaltar que o objetivo das atividades elaboradas no âmbito da Terapia Ocupacional visa a uma ampliação a ser praticada no que diz respeito ao desempenho de cada paciente. Tudo é feito para estimular sua capacidade funcional e em busca do bem-estar da pessoa.

Sendo assim, as atividades desenvolvidas pelos terapeutas ocupacionais buscam aprimorar e proporcionar habilidades dos pacientes que convivem com as situações mencionadas anteriormente.


Quando e como procurar o auxílio com um profissional da Terapia Ocupacional?

É imprescindível que a busca por um especialista da área seja feita por meio de recomendação médica. A procura pelos profissionais costuma ser realizada como uma etapa posterior ao primeiro contato com o médico. Vale ressaltar que os terapeutas ocupacionais geralmente tratam também casos ligados a comorbidades de autismo e outros transtornos que afetam o desenvolvimento cognitivo de uma pessoa. Portanto, é aconselhável que os pais da criança optem pelo acompanhamento médico e, logo após recomendação, procurem ajuda de profissionais da Terapia Ocupacional.


A importância do acompanhamento profissional

Importante relembrar que somente com o acompanhamento de um profissional da área é que suas dúvidas serão sanadas. Os casos de um suposto atraso cognitivo ou psicomotor devem ser levados ao conhecimento do terapeuta ocupacional. Se for algo mais grave, o próprio profissional encaminhará ao especialista que pode solucionar o problema.

Para crianças que precisam de terapia ocupacional, os exercícios propostos pelos profissionais envolvem objetos e toda uma estrutura que proporciona a prática de movimentos. Essas atividades terapêuticas trazem a autonomia e uma excelente qualidade de vida à criança e aos pais.


Onde encontrar terapeutas ocupacionais?

O Espaço Sensorial atende em Sorocaba-SP e surgiu do desejo em criar uma clínica especializada em atendimento de Terapia Ocupacional, voltada para o público infantil. Sendo a Integração sensorial o carro chefe, seu nome foi pensado como um “espaço dos sentidos”, onde as crianças poderão vivenciar, experimentar, engajar em novas experiências.

Clique AQUI em agende suam consulta com nossas especialistas, será um prazer recebê-los!

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page